navegar pelo menu
dezembro 20, 2015 -

[RESENHA] O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams




Título: O Guia do Mochileiro das Galáxias (The Hitchhiker's Guide to the Galaxy) // O Guia do Mochileiro das Galáxias #1
Autor(a): Douglas Adams
Editora: Arqueiro
Páginas: 208
Gênero: ficção científica, humor
adicione ao skoob // compre aqui

Sinopse:
Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, O guia do mochileiro das galáxias vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do mochileiro das galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.
Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.

O livro começa com Arthur Dent, um terráqueo, tentando salvar sua casa de ser destruída para a construção de um desvio intergaláctico. Há uma discussão intensa, junto com seu amigo Ford Prefect, que resulta na perda do planeta Terra.

Após o incidente, Arthur descobre que Ford Prefect é, na verdade, um alienígina que veio fazer pesquisas na Terra para o Guia do Mochileiro das Galáxias, manual essencial para uma viagem intergaláctica. Ainda com certa dificuldade de aceitar os acontecimentos, eles decidem fugir do fim trágico que teriam se continuassem na Terra e embarcam na espaçonave dos Vogons, raça alienígina que destruiu o planeta.

Eles saem em aventuras perigosas em busca da Pergunta da Vida, o Universo e Tudo Mais, cuja resposta é 42. Esse foi um dos motivos que me fez comprar coleção inteira, sempre quis saber porquê o número 42 é tão mencionado entre os geeks, e porquê a toalha é um item indispensável nas viagens pelo universo, e o livro explica direitinho.


Você irá conhecer Zaphod Beeblebrox, presidente da galáxia, malandro e ladrão de espaçonaves; Trillian, uma terráquea assim como Arthur e Marvin, um robô depressivo e interessante - e que me identifiquei logo de cara.

É bom frisar que você não precisa ser um gênio da física para entender a Teoria da Improbabilidade e outras com que irá se depará, pois o grande desafio mesmo é conseguir pronunciar o nome dos alieníginas e seus planetas.

É um livro bem louco, só lendo pra entender mesmo. Você irá amá-lo ou odiá-lo. A única coisa que me arrependo é não ter lido antes. Douglas Adams criou uma obra de arte em poucas páginas, com bastante humor irônico e muito inteligente. Recomendo a todos que gostem de piadas sem sentido e ficção científica, nerds ou não, e pra quem não entendeu essa resenha. NÃO ENTRE EM PÂNICO!



Quotes:

Amor: muito doloroso. Evite, se possível.

No início, o Universo foi criado. Isso irritou profundamente muitas pessoas e, no geral, foi encarado como uma péssima ideia.

Jamais, em hipótese alguma, deixe que um Vogon leia poesias para você.

Por que as pessoas nascem? Por que elas morrem? Por que elas passam um tempo tão grande entre o nascimento e a morte usando relógios digitais?

17 comentários:

  1. Que ele é bem louco eu imagino haha vi só o filme e tive a mesma impressão. Mas infelizmente não gostei tanto quanto você, então não tive interesse em ler a série de livros também :/ ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Segredo", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas sabe como é... o livro é melhor que o filme!

      Beijos

      Excluir
  2. Estou doida para ler esse livro, alias, estou apaixonada por essa Tardis no final do post, simplesmente AMO Doctor Who <3
    Já estou seguindo, te encontrei no ccblogger haha...
    Beijos

    http://findinggtheway.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em breve terá uma promoção dele, aguarde! Haha, sou viciada em DW também.
      Que legal, vou visitar seu blog.

      Beijos

      Excluir
  3. Oi linda!
    Já ouvi muito falar desses livros, mas confesso que nunca me interessei muito por essa temática.
    Mas gostei baastante de conhecer um pouquinho mais sobre eles.
    Um beijo , e uma ótima semana!

    Blog Impulso Feminino
    Facebook
    Instagran

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol!
    Eu já li esse livro e também gostei, até dei risada alto em algumas partes.
    Pena que não consegui terminar a série ainda, só li até o livro 2.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Cheguei a largar o livro ano passado e esse ano retomei e me apaixonei loucamente pela história, não tem como não rir com certas situações e as verdades que o Douglas Adams joga na cara!
    Que nem o primeiro quote é muito real. Fico catando um momento da história que o Marvin estava presente e não roubam a cena!

    Giovana - http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o Marvin é ótimo, melhor personagem. Ainda bem que você retomou a leitura!

      Beijos

      Excluir
  6. Olá, não conhecia esse livro mas por ser de ficção científica já me fez sentir um certo interesse em ler. Ahh estou te seguindo, conheci seu blog atraves do CBB e espero sua visitinha e que siga de volta . Beijos <3

    http://clubecherry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amei o post, seguindo flor!
    http://prettywoman-on.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Confesso que acho uma graça os livros dessa série, Carol.
    Sempre tive vontade de ler.
    Adorei sua resenha!

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/
    Sorteio de livro no blog, participe: http://goo.gl/i03FzM

    ResponderExcluir
  9. Qual livro que fala a definição de amor?

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial