navegar pelo menu
março 06, 2016 -

[FILME] O Quarto de Jack




Título: O Quarto de Jack (Room)
Direção: Lenny Abrahamson
Duração: 117 minutos
Lançamento: 2015
Gênero: drama
Adicione ao Filmow

Sinopse:
Jack (Jacob Tremblay), um espirituoso menino de 5 anos, é cuidado por sua amada e devota Ma (Brie Larson). Como toda boa mãe, Ma se dedica em manter Jack feliz e seguro, cuidando dele com bondade e amor, e fazendo coisas típicas como brincar e contar histórias. Sua vida, entretanto, é tudo menos normal – eles estão presos – confinados em um espaço de 10 m² sem janelas, o qual Ma chamou eufemisticamente de “O Quarto de Jack”. Ma criou todo um universo para Jack dentro de O Quarto de Jack, e ela não parará por nada para garantir que, mesmo neste ambiente traiçoeiro, Jack seja capaz de viver uma vida completa e satisfatória. Mas, enquanto a curiosidade de Jack sobre a situação em que vivem cresce, e a resiliência de Ma alcança um ponto de ruptura, eles ensaiam um arriscado plano de escape, o que os leva a ficar face-a-face com o que pode ter se tornado a coisa mais assustadora: o mundo real.

O filme conta a história de Jack e sua Ma, que moram em um quarto sem janelas, com apenas uma claraboia permitindo a passagem de luz e uma porta que fica sempre trancada, salvo quando o carcereiro, Velho Nick, entra pra abusar de Ma.

Tenho uma mania estranha de assistir filmes que estão sendo falado no momento sem saber do que se tratam, com esse não foi diferente. Sem saber muita coisa, apenas que seria um filme contado do ponto de vista de uma criança, eu não esperava muita coisa dele, muito menos que seria um filme tão intenso.

O Quarto de Jack é um filme cheio de sutilezas. Jack é inocente, não conhece o mundo, já que nunca saiu do quarto e tudo que conhece é através da televisão e o que sua Ma conta, e ela prefere manter sua inocência intacta. Pra ele o quarto é aconchegante e acha que tem tudo que precisa, até que sua Ma resolve tirá-lo da bolha que o protege da verdade, e juntos traçam um plano pra fugir de seu carcereiro.


Por ser contado pelo ponto de vista de Jack, tudo é tratado com calma e simplicidade, mas isso, de forma alguma, o torna menos emotivo. A forma como ele descobre que aquele mundo que ele conhece não se resume somente ao quarto, que há uma imensidão de coisas para ele explorar e conhecer me emocionou. Eu chorei, literalmente, do início ao fim.

Mas o filme não se resume somente a isso. Após a libertação de Jack e Ma, vamos descobrir como eles se adaptarão a esse novo mundo, o que é particularmente difícil para Ma, e esse momento é representado com excelência por Brie Larson, o que rendeu a ela o Oscar de Melhor Atriz. O ator que fez Jack, Jacob Tremblay, também fez um ótimo trabalho.


Ma, ele vai nos encontrar?

Os diálogos, fotografia e atuações estavam impecáveis. É impossível não se emocionar ao ver os personagens enfrentarem situações tão difíceis, porém tão reais, e nos pega imaginando o que faríamos se estivéssemos no lugar de Ma e Jack.

Eu não li o livro que inspirou o filme, não posso dizer se a adaptação foi fiel ou não, mas posso dizer com convicção que ele cumpriu o papel a que veio: nos emocionar. Não vi nenhum outro filme indicado ao Oscar, mas ele merecia vencer simplesmente pelo fato de que nenhum filme me emocionou tanto quanto este em um bom tempo.


60 comentários:

  1. Oi Carol!
    Eu quero ver esse filme, mas também acho que vou chorar o filme inteiro.
    Acho que vou esperar pra ver em casa mesmo.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é maravilhoso, adorei assistir ele. beijoos <3
    Blog Atrás da Penteadeira

    ResponderExcluir
  3. Tô com tanta vontade de ver esse filme, e a cada resenha que leio fico com mais expectativas, tô com medo de me decepcionar e não ser tudo o que estou esperando auahauah

    Bjs
    oh, wow, lovely ❁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenha medo! Você vai amar, tenho certeza.

      Beijos

      Excluir
  4. Já estou naquele nível de que ou vou amar o filme/livro em função de tantas resenhas elogiosas, ou vou morrer de ódio de todos que me indicaram. Tenho muita curiosidade para ler o livro antes de conferir a produção no cinema, mas já peguei tantos spoilers da história que to achando que ficarei só com o filme mesmo.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Li o livro a um tempão e agora estou super curiosa pelo filme. Já me emocionei só com o trailer, me imagino vendo o filme inteiro...
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  6. Nossa...
    Eu vi esse livro ser muito falado por aí, mas confesso que não parei que saber do que se trata e como estou com um bebê pequeno não consegui ir ao cinema assistir e admito que nem estava muito interessada. Não fazia ideia que se tratava de uma história tão intensa e profunda, com certeza eu irei chorar do início ao fim, assim como você. Mas eu lerei o livro que é mais acessível pra mim. Não tenho como ir no cinema no momento, mas assim que for possível irei assistir esse drama comovente.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que o livro é uma boa pedida também!

      Beijos

      Excluir
  7. Eu estou louca para ver esse filme. Eu não gosto de histórias pesadas, que falem de estupros principalmente. Mas esse filme (e o livro também) me atraiu muito, por saber o que ela fez com o quarto. Ela sofreu muito, durante anos e ainda assim conseguiu ter um pouco de amor no coração, conseguiu amar o filho e fazer de tudo para mantê-lo inocente. Imagino o desespero (é justamente esse sofrimento que não gosto de ler ou assistir). Mas o que me atraiu mesmo, foi o depois disso. Saber que ela foge, da maneira como ela foge, me deixa muito curiosa e mesmo sabendo que as primeiras cenas eu odiaria, quero muito ver

    ResponderExcluir
  8. Hi dear, like your blog so much!
    My new post is up, so it would mean so much to me if you could check it out!
    http://missbabybluelove.blogspot.rs/2016/03/yoins-wishlist-top-10-must-have.html

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Eu só vejo bons comentários sobre esse filme, ainda não vi o filme e nem li o livro. Mas sei que vou me emocionar e muito. Dizem que o garotinho foi sensacional, que fez muito bem o seu papel.
    Vendo a pureza de uma criança, vendo o que o ele não conhece e suas descobertas, simplesmente deve ser sensacional.
    Obrigada pela dica
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi *---*

    Estou doida para ler esse livro. Quero antes de assistir o filme. Meu interesse veio através de tantas criticas boas para o filme. Não tem como ficar curiosa, ainda mais depois de saber o quanto ele te emocionou.

    Bjos

    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria esperar pra ler o livro também, mas como achei que seria um filme bobinho... se soubesse tinha esperado! Mas ainda pretendo ler.

      Beijos

      Excluir
  11. Não conhecia o filme, mas confesso que depois desse post, fiquei louca para assistir
    Beijos ❤

    http://www.princesasviciadasemmoda.com.br/

    ResponderExcluir
  12. É um filme super tocante mesmo. Surreal imaginar que essa situação realmente já aconteceu ~ e como isso deve afetar a vida os envolvidos para sempre.

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Carol, tudo bem? Então, eu quero muito ver esse filme, mas primeiro quero ler o livro, pois tenho minhas manias, rs. Tanto o livro quanto o filme estão sendo muito bem falados, então estou super curiosa.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  14. Olá Carol,
    Acho que vou chorar muito com esse filme, já vou até preparar os lencinhos...
    Adorei sua resenha sobre ele e confesso que fiquei ainda mais curiosa para assistir, mas, antes, quero ler o livro, me sinto mais confortável dessa forma, então, não sei quando terei a oportunidade de assistir :/
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensei em ler o livro primeiro, mas ainda bem que não esperei.

      Beijos

      Excluir
  15. Vi esse filme ontem mesmo! E vi mais por conta do Óscar, também. Sabia que eles ficavam presos dentro do quarto, mas não fazia ideia do motivo. Mesmo que esperado, é um choque, né? E o ponto alto do filme que achei foi mostrar a superação pós sequestro, algo que nenhum filme até então havia mostrado. A maioria é tipo "foi salva, e fim, final feliz", mas não é assim que funciona. Toda a dor, principalmente da mãe, e o Jack tentando se adaptar ao mundo que até então achava que existia apenas dentro da televisão, é demais. Super adorei também toda a construção da trama

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Uma razão para respirar", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, foi bem diferente dos filmes sobre o assunto!

      Beijos

      Excluir
  16. Oiie,

    Ainda não tinha sido apresentada nem ao livro e nem sábia que tinha esse livro, mas simplesmente ameeeeei. Gente que aflição ficar dentro de um quarto assim rs Acho lindo filmes e livros contados pelo olhar de criança, isso faz que seja mais emocionante.

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Não tenho muita vontade de conferir o filme, mas depois de ler muitos comentários positivos, fiquei muito curiosa e com aquele desejo em saber mais sobre a história.
    Beijos
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu tô querendo muito assistir esse filme, ele parece ser incrivel, amei a postagem! Bjsss :*

    http://realcedagarota.blogspot.com/2016/03/resenha-mascara-de-cilios-maybelline-x.html

    ResponderExcluir
  19. Olá! Ainda não tive a chance de assistir ao filme, mas quero muito, deve ser uma história emocionante mesmo.

    - Blog Entretanto -

    ResponderExcluir
  20. Oi Carol!!!
    Apesar do filme está sendo muito bem falado, eu não sei se assistiria.
    Mas é muito bom quando filmes nos emocionam e façam que aquele tempo que passamos assistindo valha a pena.
    Até uma próxima o/

    ResponderExcluir
  21. Olá

    Eu pretendo ler o livro e depois ver o filme, aproveita que acho que dar tempo,pois eu vou esperar pra poder ver em casa,acho que pela história e pelo fato que me emociono,provavelmente eu ficaria chorando no meio dos outros, adorei o post.

    Bjss

    ResponderExcluir
  22. Tô doida pra assistir esse filme, tá todo mundo falando dele.

    Bjs, <3
    www.juntasearrumadas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Carol,

    Eu conhecia o livro, mas tô mais empolgada para ver o filme primeiro. Gente que desespero o trailer e a sinopse, não dá para não se colocar no lugar da mulher. Oscar merecido me parece.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  24. Caramba! Acabei de ler uma resenha do livro que disse o oposto quanto aos sentimentos que vc terá lendo o livro. Ao contrário do que vc disse sobre ter se emocionado e tudo o mais, a outra resenha fala que o livro é tão repleto de amor puro e verdadeiro, que ela mesma não se emocionou de chorar, apenas se encantou com tudo que a resolução de tudo a deixou com um sorriso nos lábios por constatar que tanto amor era capaz de chegar ao que chegou.
    Bem quanto, ao filme, que vou ver antes de ler o livro, ainda não sei o que esperar, porque realmente agora to meio confusa, pois estou fugindo de qualquer coiisa que me faça chorar, mas confesso que quero ver porque achei o menininho muito fofo, já havia visto o trailer e me encantei com ele, um poço de fofurice ♥

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, sério? Agora não sei se quero ler, haha. Espero que assista!

      Beijos

      Excluir
  25. Esse filme anda sendo muito falado né?! Ao mesmo tempo que fico curiosa para assisti-lo fico em duvida se realmente quero assisti-lo, porque sei lá... Não gosto de ver filmes assim, tristes, mas acho que vale a pena né?! Adorei a resenha. Um beijo ♡

    Blog Vanessa Bayer

    ResponderExcluir
  26. Olá!

    Ainda não li o livro e nem li o filme,mas já estava um pouco por dentro da estória. Deve ser bem emocionante ler tudo pela visão de Jack, principalmente porque ele não tem noção que a mãe sofre abuso e nem o que isso é :/ náo sabia que eles conseguiam sair do quarto e achei isso muito legal. Espero poder ver o filme em breve!

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  27. Olá
    Nossa, você não sabe como é a minha relação com filmes, eu não consigo ver eles sozinho e é bem difícil reunir umas pessoinha para ver algo. Como aqui não tem cinema aê é que fica difícil, já fazia umas 3 meses que eu não via filme. E esse daí está na minha lista faz tempo, fiquei um pouco surpreso por ele ser uma adaptação, achei fofo esse protagonista. Espero ver oais breve
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que arrume alguém pra você assistir logo!

      Beijos

      Excluir
  28. Eu vi o filme depois do Oscar, e amei. Chorei pacas no cinema, e cheguei a ficar meio mal depois. Mas que filme massa, Comprei o livro na sequência, tô no aguardo pra começar a ler. Espero que seja bem bacana também, e como acabei vendo o filme antes, espero não me decepcionar com ele após ler o livro.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que li por aí, o livro tem uma pegada bem diferente do filme, mas não acho que irá se decepcionar.

      Beijos

      Excluir
  29. Assisti ao filme esse final de semana com uma amiga. Ela não me deixou ver o trailer para ser mais impactante e acredite, doeu a alma :/
    Apaixonada pelo Jacob!!! Que interpretação para uma criança! Espero vê-lo em muitos filmes mais!
    |Sorteio do Livro "Cartas de um escritor solitário |
    |‎Document Your Life | Fevereiro 2016 |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
  30. Adoro filmes emocionantes, e esse parece ser maravilhoso!! Já li críticas muito positivas, e seu post só fez com que eu ficasse mais curiosa para assistir!! Espero fazer isso em breve e curtir bastante também <3 Ótimo post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Eu desejei o livro desde que li a primeira resenha sobre ele, comecei ler em ebook, e torci fervorosamente pelo filme no Oscar. Ainda não vi o filme, pois quero ler todo o livro antes. Adorei seu post!!

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial